Como repatriar um corpo
Um serviço complexo, porém mais comum que se imagina é a chamada repatriação de corpos.
Como vivemos em um País repleto de imigrantes, existe uma demanda muito grande de famílias que têm entes queridos que faleceram em outros países e precisam ser transportados de volta para o funeral.
A repatriação de corpos ou repatriação funerária representa o ato de transportar (translado) o corpo ou as cinzas de uma pessoa que veio a óbito para o país de origem. Em alguns países, quando acontece o óbito de um brasileiro, é oferecida a assistência no processo de repatriação funerária.
No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores encontra-se a disposição para ajudar os familiares, acompanhar o procedimento burocrático de liberação do corpo e da documentação correspondente.
Caso a família não tenha recursos para sepultar ou trasladar o corpo, o consulado procurará auxiliar na identificação de soluções para o caso.
Quando o falecimento ocorre fora de hospitais ou quando as autoridades julgarem necessário averiguar o caso da morte, a emissão do atestado de óbito e a liberação do corpo pode sofrer demoras.
Como proceder?
Caso você conheça alguém que passe por uma situação dessas, oriente que é necessário reportar o caso ao plantão consular do Consulado ou Embaixada responsável pela região. Ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O número encontra-se disponível no Portal Consular e na página eletrônica de cada Posto. Se estiver no Brasil, poderá ser reportado ao plantão consular da Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior do Itamaraty, pelo número +55 (61) 8197-2284.
Ajuda profissional
No momento de dor em que é difícil lidar com situações burocráticas, a Funerária Morumbi oferece um serviço de excelência e agilidade em prestação de serviços de transporte aéreo funerário.
Com parceria com táxis aéreos para traslados, onde aviões não pousam. Os veículos suprem a necessidade de urgência, além de possuir capacidade para levar até nove pessoas, tornando possível a viagem com o seu ente querido. Além da possibilidade de pouso em pista de até mil metros.
Se tratando de transporte de “esquife” essa é a modalidade de transporte mais rápida, pois assim que acionado, leva no máximo duas horas para estar no hangar.
Solicite um orçamento para a cidade que deseja transportar, ligando para o número (11) 2532-8314 (24H) ou (11) 99676-8256 (WhatsApp).
Transporte Aéreo Funerário
A fim de garantir a segurança e não oferecer riscos à saúde das pessoas que estão utilizando o mesmo vôo, para realizar o transporte aéreo é necessário cumprir a norma de segurança e controle sanitário criada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ela estabelece obrigações no processo de conservação que cada corpo precisa receber, isso dependerá do tempo que durar todo o transporte, da data de falecimento até o sepultamento.
Em todo transporte do Brasil é obrigatório a utilização de um revestimento de metal dentro da urna mortuária. Sem ela, não é possível embarcar o corpo.
Solicite mais informações ligando para o número (11) 2532-8314 (24H) ou (11) 99676-8256 (WhatsApp).